quarta-feira, 30 de julho de 2014

Cuidando das verduras depois da feira.



Chegamos da feira. E agora o que fazer com as verduras?
Tratar das verduras assim que chegam da feira, para que elas mantenham a qualidade por mais tempo, é o ideal. Vejamos algumas dicas.


Vamos lá, é desfolhar e lavar uma a uma.
Levar a uma solução de água clorada (uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água), observe se na embalagem do produto está a indicação para este uso (ex. Para desinfecção de frutas e verduras).
Mantenha por 15 minutos. No final deste tempo, enxague em água corrente.
Deixar escorrer bem, se tiver um secador de saladas é bom. Ou secar se precisar, com uma folha de papel absorvente.
Para guardar na geladeira, use um pote com tampa e forre o fundo com papel absorvente, fazendo camadas de verduras e folhas absorventes, para evitar que as folhas acumulem umidade e estraguem.
Troque as folhas de papel ao percebe-las molhadas.
Acomode na geladeira afastado da placa de refrigeração, para que as folhas não congelem.
Comer uma saladinha é bom !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É demais !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





As verduras tratadas deste jeito duraram mais de uma semana na geladeira, em outras vezes guardando como vem da feira e lavando na hora de usar duraram muito pouco, em geral depois de 2 ou 3 dias já estavam murchas ou amareladas.

Neste dia que fomos a feira  compramos beterrabas. Ela são um bom exemplo do que pode ser desperdício. Normalmente, na feira, a beterraba vem com aquelas ramas lindas e todo mundo que compra simplesmente pede pro feirante pra cortar as ramas e jogar fora.

Aqui em casa fazemos o seguinte, ao chegar da feira separamos as beterrabas, as folhas e os caules. Higienizamos tudo como mostramos acima, guardamos a beterraba e as folhas mais claras, em geral as mais novas, para salada, os caules e as folhas mais escuras para refogados e ensopados. 
As folhas e caules para ensopados podem ser congelados depois de branqueados. Segundo ouvi de uma nutricionista, todos os benefícios que conhecemos sobre a beterraba podem ser ainda maiores nas folhas e caules. Porque desperdiçar tanta riqueza?

Um grande abraço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário